terça-feira, 11 de agosto de 2009

:: Vereadores representam Itararé em Seminário Estadual ::




Os vereadores Rubens Vieira Prestes (PSDB), Valdiclei Oliveira (PV) e João Luis Gomes (PV), representaram a Câmara Municipal de Itararé no encontro que marcou a nova fase do programa Município Verde e Azul, na cidade de São José do Rio Preto, no último dia 6.
O evento é uma parceria do Governo do Estado com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP). Os organizadores prepararam uma cartilha intitulada "A responsabilidade do legislativo local – 50 idéias" para orientar os vereadores na elaboração de leis municipais que preservem o meio ambiente.
"As câmaras devem ajudar na elaboração de políticas públicas ambientais", declarou o secretário estadual do meio ambiente, Xico Graziano, que participou do evento. O secretário salientou que o governo precisa se preocupar com ações ambientais concretas e que, para realizá-las, as leis municipais são essenciais.
No encontro, os prefeitos e vereadores tiveram a oportunidade de assistir a palestras sobre as mudanças nos processos de licenciamento ambiental com a "Nova CETESB", os desafios do milênio na gestão dos recursos hídricos, a importância da preservação de nascentes e da educação ambiental, entre outras.
De acordo com o diretor de mobilização da Organização SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, a questão ambiental não deve ser tratada com restrições. "Quando falamos de meio ambiente, falamos em direito coletivo, em preservação da vida", ressaltou.
Para o presidente da UVESP, Sebastião Misiara, os vereadores tem o poder e o dever de mudar o país. “Somos 60.000 vereadores no Brasil. Se cada um formar uma força-tarefa em seu município, nós mudaremos a posição da nação no ranking de países que preservam o meio ambiente”, destacou Misiara. O deputado estadual Vaz de Lima (PSDB) completou dizendo que “o prefeito não administra o município sozinho, os vereadores são fundamentais para o sucesso desse trabalho".
“Vamos explorar mais esse assunto em nossas proposituras, afinal, a questão do meio ambiente é muito importante para as futuras gerações e consequentemente melhorará a qualidade de vida da nossa cidade”, frisou o presidente da Câmara Municipal de Itararé, Rubens Vieira Prestes.
O encontro reuniu aproximadamente 200 vereadores e mais de 90 prefeitos do Estado de São Paulo.

Camila Alcântara Souza
Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário