terça-feira, 25 de agosto de 2009

:: Vereadores concedem honrarias na Sessão Solene ::












Aconteceu, no dia 22 de agosto, na Câmara Municipal de Itararé, a III Sessão Solene de 2009, em que foram entregues dois Diplomas de Honra ao Mérito e seis Títulos de Cidadão Itarareense. As honrarias foram concedidas àqueles que por seu trabalho prestaram relevantes serviços à comunidade do município, tornando-os merecedores do reconhecimento público.
Os Diplomas foram entregues a Osvaldo de Melo Costa e Osvaldo Ferreira de Souza, indicados pelos vereadores Rubens Vieira Prestes (PSDB) e Willer Costa Mendes (PT), respectivamente.
Receberam Título de Cidadão Honorário: Wagner de Carvalho Camargo, indicado por João Antônio Vieira(PTB); Eurico Paulo Lopes, outorgado por João Luis Gomes (PV); Dr. Arthur Alves de Souza Neto, de autoria de Luis Gonzaga Ruivo Junior (DEM); Alberto Gonçalves, indicado por Maria Cristina Carlos Magno Ghizzi (PT); José Vitor Bacetti, concedido por Rubens Lopes Machado (DEM); e João Carlos Padoveze, outorgado por Valdiclei Oliveira (PV).
“Nada mais gratificante do que o reconhecimento. Não pela vaidade em ser reconhecido, mas pela afirmação coletiva de que nossos atos tiveram aprovação majoritária. Recebo esta honraria em nome da minha família, amigos e minha equipe de trabalho”, afirmou o novo cidadão itarareense Wagner Camargo em seu discurso de agradecimento.
A cerimônia contou com a participação dos deputados estaduais José Augusto (PSDB) e Edson Giriboni (PV), além de políticos da região e de munícipes, que lotaram o auditório da Câmara. O evento ocorreu em comemoração ao 116° aniversário de emancipação político-administrativa de Itararé.

Camila Alcântara Souza
Assessora de imprensa

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

:: Câmara recebe representantes do PT ::







O deputado estadual Ênio Tatto (PT) e a representante do Ministério da Educação e Cultura do Estado de São Paulo, Iara Bernardi, participarem de um encontro com a população e membros do Partido dos Trabalhadores (PT), que aconteceu na Câmara Municipal, na noite do último dia 21.
“É uma satisfação podermos conhecer a realidade econômica e social de cidades interioranas como Itararé”, destacou o deputado, que participa das comissões de Finanças, Orçamentos, Esportes e Turismo da Assembléia Legislativa paulista. “Inovamos quando o assunto é o orçamento estadual e suas prioridades. Nos últimos cinco anos, estamos promovendo audiências públicas em cada região administrativa para definir, em conjunto com a população, para onde devemos destinar as verbas do governo do estado”, explicou Tatto, que fez questão de destacar, também, as novas políticas públicas implantadas pelo Governo Federal.
Em sua segunda visita ao município neste ano, Iara Bernardi falou sobre a creche que está sendo construída na Vila Santa Terezinha, financiada pelo MEC, com recursos do Governo Federal. Ela ainda abordou tópicos referentes à reforma agrária em Itararé. “A reforma não depende somente do Governo Federal, mas de políticas que acontecem na própria cidade”, explicou Iara.
A platéia que esteve presente no auditório da Câmara pôde participar do debate e levantou outros temas, como a questão das más condições das estradas que servem para o escoamento da produção agrícola do município.
Os vereadores Wiiler Costa Mendes (PT), Luis Gonzaga Ruivo Junior (DEM), Sandro Heleno Cândida de Araújo (PSC) e José Donisete de Camargo (PSDB) participaram do evento e formularam alguns pedidos que serão encaminhados ao deputado Tatto.

Camila Alcântara Souza
Assessora de Imprensa

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

:: Vereadores conseguem verba para compra de veículo para o Educandário ::




Os vereadores João Luis Gomes (PV), Rubens Vieira Prestes (PSDB) e Valdiclei Oliveira (PV), reuniram-se com o presidente do Educandário São Vicente de Paula, Jefferson Barbiott de Almeida, e com o deputado estadual Edson Giriboni (PV), na manhã da última segunda, na cidade de Itapetininga.
O objetivo do encontro foi a assinatura de um convênio para a liberação de R$30 mil para a compra de uma Kombi para o Educandário São Vicente.
“Procuramos o deputado porque ele sempre se dispõe a ajudar a nossa região”, destacou João Luis.
A verba será liberada em aproximadamente 30 dias. “Trata-se de um auxílio para essa entidade, já que esse veículo é de necessidade para o Educandário”, esclareceu Rubens.

Camila Alcântara Souza
Assessora de Imprensa

terça-feira, 11 de agosto de 2009

:: Câmara recebe exposição de quadros ::






A Câmara Municipal de Itararé sediará, até o dia 28 de agosto, a exposição A Arte de Zunir, inaugurada no último sábado.
A abertura reuniu amigos e familiares do artista Zunir de Andrade Filho, itarareense de coração. “É uma honra trazer minhas peças para cá pela segunda vez”, afirmou Zunir. “Sinto-me prestigiado pela recepção e carinho de amigos e companheiros. Itararé é o melhor lugar para expor meu trabalho”, destacou o artista.
Simultaneamente a esta mostra, obras do pintor estão expostas no SESC de Ponta Grossa – PR. “Além disso, o meu quadro Garopada está concorrendo com artistas do Brasil inteiro no concurso ‘Talentos da Maturidade’, promovido pelo Banco Santander”, orgulha-se.
Algumas peças estão à venda e, de acordo com o artista, 20% da renda obtida será doada aos Voluntários Itarareenses no Combate ao Câncer (VICC).
A mostra fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18 horas, no salão de artes da Câmara Municipal, que foi inaugurado com esta exposição.

Camila Alcântara Souza
Assessora de Imprensa

:: Vereadores prestigiam inauguração de mais uma confecção ::




Os vereadores Valdiclei Oliveira (PV), Rubens Vieira Prestes (PSDB) e João Luis Gomes (PV) participaram, na última sexta-feira, dia 7, de mais uma inauguração de confecção em Itararé.
“É indispensável nossa presença nessas ocasiões, pois trata-se de mais um empreendimento que gerará lucros e empregos em nossa cidade”, destacou Valdiclei.
A confecção é de propriedade dos empresários paranaenses Bertolino e Yvana Bronqueti. “Iniciamos os trabalhos com 25 funcionários, mas a expectativa é que dentro de 90 dias esse número aumente para 50 empregados”, apontou Yvana.
Esta é a segunda confecção de jeans que se instala em Itararé em menos de um ano. “Vamos entrar em contato com mais empresários que estejam interessados em se fixar em nossa cidade, pois nosso maior objetivo é ofertar novos empregos para a população”, afirmou Rubens.

Camila Alcântara Souza
Assessora de Imprensa

:: Vereadores representam Itararé em Seminário Estadual ::




Os vereadores Rubens Vieira Prestes (PSDB), Valdiclei Oliveira (PV) e João Luis Gomes (PV), representaram a Câmara Municipal de Itararé no encontro que marcou a nova fase do programa Município Verde e Azul, na cidade de São José do Rio Preto, no último dia 6.
O evento é uma parceria do Governo do Estado com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP). Os organizadores prepararam uma cartilha intitulada "A responsabilidade do legislativo local – 50 idéias" para orientar os vereadores na elaboração de leis municipais que preservem o meio ambiente.
"As câmaras devem ajudar na elaboração de políticas públicas ambientais", declarou o secretário estadual do meio ambiente, Xico Graziano, que participou do evento. O secretário salientou que o governo precisa se preocupar com ações ambientais concretas e que, para realizá-las, as leis municipais são essenciais.
No encontro, os prefeitos e vereadores tiveram a oportunidade de assistir a palestras sobre as mudanças nos processos de licenciamento ambiental com a "Nova CETESB", os desafios do milênio na gestão dos recursos hídricos, a importância da preservação de nascentes e da educação ambiental, entre outras.
De acordo com o diretor de mobilização da Organização SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, a questão ambiental não deve ser tratada com restrições. "Quando falamos de meio ambiente, falamos em direito coletivo, em preservação da vida", ressaltou.
Para o presidente da UVESP, Sebastião Misiara, os vereadores tem o poder e o dever de mudar o país. “Somos 60.000 vereadores no Brasil. Se cada um formar uma força-tarefa em seu município, nós mudaremos a posição da nação no ranking de países que preservam o meio ambiente”, destacou Misiara. O deputado estadual Vaz de Lima (PSDB) completou dizendo que “o prefeito não administra o município sozinho, os vereadores são fundamentais para o sucesso desse trabalho".
“Vamos explorar mais esse assunto em nossas proposituras, afinal, a questão do meio ambiente é muito importante para as futuras gerações e consequentemente melhorará a qualidade de vida da nossa cidade”, frisou o presidente da Câmara Municipal de Itararé, Rubens Vieira Prestes.
O encontro reuniu aproximadamente 200 vereadores e mais de 90 prefeitos do Estado de São Paulo.

Camila Alcântara Souza
Assessora de Imprensa

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

:: Câmara se transforma em galeria de arte ::




O hall da Câmara Municipal de Itararé recebe, no próximo sábado, dia 8, a exposição de quadros do artista plástico Zunir Pereira de Andrade Filho, intitulada “A arte de Zunir”.
O coordenador municipal de cultura e organizador da exposição, Odemil Wagner, informa que a mostra contará com aproximadamente 10 obras, algumas das quais estarão à venda.
Nascido em 1947, na cidade de Buri - SP, Zunir mudou-se para Itararé, com seus pais, aos oito meses de idade. Formado em educação física, teve várias ocupações, entre elas colunista do jornal O Guarani, onde escrevia contos e crônicas, transformados no livro Coisas da Vila e Outras Estórias, em 1982. Assumidamente boêmio e itarareense de coração, foi músico e um dos fundadores da Escola de Samba Acadêmicos da Fronteira. Na década de 90, mudou-se para Ponta Grossa – PR, onde, em 2001, iniciou seus estudos na pintura. Zunir já participou de mostras em espaços importantes, como o Sesc, o Salão de Artes de Ponta Grossa e o Centro do Professorado Paulista (CPP).
A exposição terá início às 19h30, seguido de um coquetel para os convidados e ficará aberta ao público de segunda a sexta, das 12h às 18h. A arte de Zunir integra a programação pelo aniversário de 116 anos de Itararé e fica exposta até o dia 28 deste mês.

Camila Alcântara Souza
Assessora de Imprensa

terça-feira, 4 de agosto de 2009

:: Debate sobre reflorestamento movimenta Câmara Municipal ::
















O plenário da Câmara Municipal de Itararé foi palco, na última quinta-feira, dia 30, da discussão pública sobre a Lei Municipal n° 3.188/09, que trata da regularização do reflorestamento em Itararé.

Desde que foi criada, em junho deste ano, esta lei vem gerando polêmica entre as empresas do setor florestal em nossa cidade. “Esses eventos são essenciais para que sejam esclarecidos e debatidos pontos pendentes. São de grande valia não só sob o ponto de vista político ou empresarial, mas também para toda população de nossa cidade”, salientou o vereador e idealizador da Lei, Willer da Costa Mendes (PT).

O início dos trabalhos se deu com a composição das bancadas interessadas no assunto. Compondo o setor florestal estavam o engenheiro florestal e representante do Vale do Corisco, Edson Balloni, e os representantes da Sociedade Brasileira de Silvicultura (SBS), Maria José Brito Zakia, do Consórcio Paulista de Papel e Celulose (Conpacel), Rogério Salamuni, e da Suzano Papel e Celulose, Sara Juarez Salles. Gilson Amaro, representante do deputado estadual Raul Marcelo (PSOL), Marco Antonio Augusto Pimentel, da CUT e da Federação da Agricultura Familiar de São Paulo, e Wellington Diniz Monteiro, da secretaria Agrária do Partido dos Trabalhadores estadual, também compuseram a mesa. Para apresentar e explicar a lei, o vereador Willer da Costa Mendes.

Após a apresentação dos pontos relevantes de cada parte, o espaço foi aberto para perguntas entre as bancadas e a platéia presente. “Esse debate foi importante porque fez valer a democracia, onde foram expostas dúvidas sobre o tema e tentamos esclarecer pontos da lei. Além disso, questionamos o porquê de sermos o quintal de reflorestamento, enquanto há cidades da região lucrando com isso”, enfatizou Willer, que se mostrou preocupado com o fato de Itararé não render lucros e gerar empregos, a exemplo de cidades como Jaguariaíva, que possui indústrias madeireiras e emprega boa parte da sua população. “É triste servirmos apenas de área de cultivo”, finalizou o vereador.

Estiveram presentes na ocasião o presidente da Câmara Municipal, Rubens Vieira Prestes, o secretário municipal de agricultura, Castelar Pimentel Junior, e o prefeito de Jaguariaíva, Otélio Renato Baroni. O evento teve como mediador o jornalista Hélio Porto.


Camila Alcântara Souza
Assessora de Imprensa