terça-feira, 31 de março de 2009

Escola Fábrica de Confecção é inaugurada









O presidente da Câmara Municipal, Rubens Doceiro (PSDB), os vereadores Clei (PV), João Comodoro (PV), João da Égua (PTB), Sandro Heleno (PSC), além do prefeito, Luiz César Perúcio (DEM), e do vice, José Eduardo (PR), compareceram à inauguração da Escola Fábrica de Confecção, na manhã da última segunda-feira.
A Escola Fábrica foi implantada na atual gestão municipal devido à iniciativa dos vereadores Rubens Doceiro, João Comodoro, Clei, João da Égua e Cristina Ghizzi (PT), em parceria com a empresária Viviane Santos e representantes da Prefeitura Municipal. Durante aproximadamente 40 dias, houve várias reuniões para se concluir o projeto e inaugurar a Escola, que vai funcionar após o expediente da confecção e formará turmas trimestralmente. “Para nós é grande a satisfação de ajudarmos no crescimento do emprego em Itararé. Hoje a fábrica emprega 40 funcionários, mas a intenção é capacitar, por meio da escola, novos profissionais. Queremos aumentar o número de funcionários em breve”, comentou Viviane.
De acordo com Rubens, há outros empresários do mesmo setor interessados em fixar filiais no município. “Já entrei em contato com outros donos de confecções e muitos se mostraram atraídos por Itararé, pelos incentivos da Lei Geral e pela mão de obra qualificada que a Escola Fábrica oferecerá”, afirmou o vereador.
A confecção de peças jeans já foi iniciada logo após a inauguração. As inscrições para a Escola Fábrica estão abertas e as aulas começarão em meados de abril. Informações complementares na sede da confecção, que fica na rua Prudente de Moraes, 1550.


Camila Alcântara Souza
Assessora de Imprensa

Vereador pede limpeza nas margens do córrego Lavapés




O vereador Willer da Costa Mendes (PT) apresentou, na última sessão, uma indicação ao Executivo Municipal que objetiva, com urgência, a limpeza do córrego Lavapés, localizado na Vila Esperança.

“Recebi diversas reclamações de moradores dessa localidade referente ao caos em que se encontra o córrego Lavapés”, afirmou Willer, que apontou entre as principais queixas o mato alto, entulhos jogados às margens e ao leito deste riacho, odores fortes, proliferação de ratos e insetos, além da consequente transmissão de doenças.
O vereador solicitou urgência na limpeza desta área até que seja possível a canalização do córrego.


Camila Alcântara Souza

Assessora de Imprensa

quinta-feira, 26 de março de 2009

::: João da Égua apresenta ofício à superintendente da Sabesp para solicitar doações ao Município :::




O vereador João da Égua (PTB) apresentou em tribuna, na última sessão, dia 23, um ofício destinado à superintendente da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), Maria da Glória Rosetti Marques.
O objetivo deste documento, conforme João, é pedir doações para acelerar o desenvolvimento de Itararé. “Precisamos correr atrás de suporte, inclusive financeiro, para que possamos fazer nossa cidade progredir”, comentou o vereador. Ele explica que a administração pública municipal tem se empenhado para fomentar o crescimento da cidade, mas o apoio de empresas do porte da Sabesp é de fundamental importância para que os resultados sejam alcançados mais rapidamente.
No oficio, o vereador solicitou a doação de R$ 200 mil para a revitalização da infraestrutura do Parque Ecológico Gruta da Barreira, 3 mil mudas de árvores frutíferas para serem plantadas às margens do Rio Itararé, 500 mil alevinos que serão colocados no rio, após a sua despoluição, e a doação de um caminhão-pipa com capacidade para 10 mil litros ao Corpo de Bombeiros.
João reivindica, ainda, a limpeza dos córregos que cortam o município. “Pedimos a contratação, por meio da Sabesp, de pessoas para trabalharem na limpeza”, afirma o vereador. Do total de vagas, 50% devem ser preenchidas por itarareenses, uma vez que o índice de desemprego é crescente”, finalizou João.

Camila Alcântara Souza
Assessora de Imprensa

::: Cristina Ghizzi é eleita secretária do Conselho Fiscal do Condersul :::




A vereadora Cristina Ghizzi (PT) foi eleita secretária do Conselho Fiscal do Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo (Condersul), em solenidade ocorrida na cidade de Itapeva, no último dia 20.
O tema principal do encontro foi o turismo em nossa região. Assuntos como Projeto Outside Sul Paulista e Turismo e Regionalização – Os desafios do desenvolvimento sustentável foram apresentados aos prefeitos e vereadores que fazem parte do Condersul.
“É de suma importância fazer parte deste Conselho e ficar a par do que é bom não só para Itararé, mas para a região da qual fazemos parte”, explicou Cristina, que esteve acompanhada pelo presidente da Câmara, Rubens Doceiro (PSDB), e pelos vereadores João Comodoro (PV) e Clei (PV).
Outros membros eleitos para o Conselho Fiscal foram os prefeitos José Benedito Ferreira, de Campina do Monte Alegre e Marcelino José Biglia, de Riversul.


Camila Alcântara Souza
Assessora de Imprensa

::: Sessão Solene homenageia pastor e os 50 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular em Itararé :::







A Câmara Municipal de Itararé realizou, no dia 19, a primeira sessão solene deste ano para entregar moção de congratulação pelo cinqüentenário de fundação da Igreja do Evangelho Quadrangular em Itararé.
A homenagem foi entregue pelo autor da propositura, vereador Sandro Henelo (PSC), ao pastor Carlito Cândido, um dos fundadores desta comunidade em nosso município. “Para mim, é uma honra homenagear a Igreja do Evangelho Quadrangular e seus 50 anos, aqui representada pelo pastor Carlito Cândido. Eu me orgulho de ter convivido com o pastor e hoje lhe entregar essa honraria”, comentou o parlamentar. Sandro aproveitou e pediu ao prefeito municipal para que ceda um terreno para a igreja.
“Para mim é uma alegria muito grande receber esta homenagem para a Igreja Quadrangular. Em meio século de existência enfrentamos muitos problemas e hoje temos seis igrejas com as portas abertas. Agradeço a todos que contribuíram para o crescimento da nossa obra”, disse Cândido.
Durante a sessão, o deputado federal Jefferson Campos (PTB), o pastor Élvio de Oliveira Pereira e o prefeito municipal, Luiz César Perúcio, discursaram. Em seu pronunciamento, Perúcio disse que concederá o direito real de uso por 50 anos ao templo do Jardim Alvorada. O projeto ainda passará pela Câmara.
A mesa diretiva foi composta pelo presidente da Câmara, Rubens Vieira Prestes, pelo secretário da Casa de Leis, Valdiclei de Oliveira, pelo prefeito municipal, Luiz César Perúcio, pelo deputado federal Jefferson Campos e pelos pastores Antonio de Angelis e Élvio de Oliveira Pereira.

Camila Alcântara Souza
Assessora de Imprensa

::: Vereadores visitam programa de reciclagem de material de construção :::






O presidente da Câmara Municipal de Itararé, Rubens Doceiro (PSDB) , e os vereadores Clei (PV) e João Comodoro (PV) estiveram, no último dia 17, em Ribeirão Preto onde se reuniram com o secretário de infraestrutura, José Roberto Homero.
O encontro serviu para que os vereadores itarareenses conferissem de perto como é o processo de reciclagem de materiais de construção e quais os benefícios que este trabalho pode oferecer aos municípios que o adotam.
Segundo Homero, esta atividade gera receita social ao município. “A reciclagem deste tipo de material pode ser usado pela construção civil, pavimentação de ruas e estradas. Cinco metros cúbicos dessa reciclagem é o suficiente para a construção de uma casa popular”, explicou o secretário. Homero ainda apontou dicas de como é feito o trabalho de ‘tapa buracos’ de maneira eficaz, promovendo o desenvolvimento sustentável das cidades.
Após visita à Secretaria de Infraestrutura, os vereadores foram levados para ver na prática como é realizada a reciclagem. “É um trabalho notável, tendo em vista que isso, se implantado em Itararé, não só trará um crescimento na construção de casas, mas também no que se refere ao recapeamento das ruas e na questão meio ambiente”, afirmou Rubens. “Pensar a cidade do futuro significa definir políticas públicas voltadas para a sustentabilidade”, acrescentou.
Os vereadores voltaram entusiasmados com o projeto e pretendem conversar com o prefeito municipal a respeito do assunto.


Camila Alcântara Souza
Assessora de Imprensa

::: Construção de área de lazer e instalação de consultório odontológico são alguns temas apresentados na 10ª Sessão Ordinária da Câmara :::

O vereador João da Égua (PTB) solicitou ao prefeito a construção de uma área de lazer na Vila Novo Horizonte. Para João, esta obra proporcionará lazer e diversão às crianças do bairro. “É uma boa maneira de tirarmos as crianças das ruas e da marginalidade”, afirma o vereador. No pedido foi sugerida a instalação de brinquedos como escorregadores, balanços e gangorras.
Willer Costa Mendes (PT), por sua vez, pede ao prefeito a instalação de um consultório odontológico ou a criação de um consultório itinerante para atender aos distritos de Pedra Branca e Santa Cruz do Lopes. Willer esclarece que essas localidades não possuem consultórios odontológicos, o que prejudica os seus moradores. O vereador espera que o Executivo atenda este pedido, uma vez que a saúde é uma das prioridades desta administração.
Sandro Heleno (PSC) indicou a execução de benfeitorias no barracão da Escola Municipal Esther Carpinelli Ribas, onde funciona, atualmente, algumas salas de aula, no Jardim Alvorada. Devido ao aumento de alunos, algumas salas foram adaptadas no barracão da instituição para atender à demanda. Este local abriga aproximadamente 100 alunos e apresenta, de acordo com o vereador, várias deficiências como falta de ventilação adequada aos alunos, ausência de cortinas, de filtros de água e número insuficiente de sanitários.
Sandro Heleno sugere melhoras para os professores, como a colocação de móveis e a instalação de lousas nas salas de aula. No documento, o vereador enfatiza a esperança de que seu pedido seja atendido com urgência.

Outros documentos foram apresentados na última sessão, tais como a criação de área de lazer no Jardim Alvorada, conserto de telefones públicos nos bairros e distritos rurais, além de moções de apelo, pedidos de informação, votos de congratulação, projeto de lei e indicações.



Camila Alcântara Souza
Assessora de Imprensa

:::: Reunião define implantação de fábrica em Itararé :::

O presidente da Câmara Municipal Rubens Doceiro (PSDB) e os vereadores João Comodoro (PV), Luiz Gonzaga Ruivo (DEM) e Clei (PV) reuniram-se com o prefeito municipal, Luiz Cesar Perúcio, na última sexta, dia 13. O encontro serviu para fechar o acordo entre o Executivo Municipal e uma fábrica de confecção de jeans em nossa cidade.
De acordo com o vereador Rubens, a proprietária da fábrica instalará também uma escola de qualificação aos interessados em trabalhar em confecções. Esta escola será mantida pela prefeitura e formará turmas trimestralmente. “Há interesse de empresários locais e de Salto de Itararé em fixar mais confecções em nossa cidade”, explica o presidente da Câmara. "A instalação da filial da empresa e da escola trará vários benefícios à população de Itararé", acredita.
Após o término da capacitação os alunos poderão ser empregados em fábricas de confecções de Itararé e região. Cada turma será composta por 30 alunos.

Camila Alcântara Souza
Assessoria de Imprensa

::: Vereadores visitam fábrica e analisam geração de novas vagas de empregos para Itararé :::





Os vereadores Rubens Doceiro (PSDB), Cristina Ghizzi (PT) e João Comodoro (PV) estiveram no último mês na cidade de Salto do Itararé para conhecer de perto uma fábrica voltada para confecção de peças jeans.
A finalidade dessa viagem foi verificar quantos empregos diretos e indiretos gera esta empresa e analisar a possibilidade da instalação de uma unidade em nosso município. “A questão do emprego em nossa cidade é muito complicada, precisamos fornecer incentivos para que novas empresas sejam instaladas e assim, ampliar o mercado empregatício no município”, afirmou Rubens. O vereador salientou ainda que há outros empresário do mesmo ramo interessados no mercado itarareense.

De acordo com a Lei Geral, implantada em Itararé no ano de 2007, o município garante incentivos para que novos empreendedores se instalem de modo a trazer benefícios para a sociedade.

A proprietária da confecção, Viviane Santos Grego, está em negociação com o Executivo municipal e estuda ofertar 50 vagas de empregos em Itararé.


Camila Alcântara Souza
Assessora de Imprensa